sábado, 2 de junho de 2012

Mogi das Cruzes e seus times

Mogi das Cruzes é uma cidade que fica na região metropolitana da capital paulista. O nome Mogi vem do Tupi Guarani e significa "Rio das Cobras" uma referência ao Rio Tietê, que cruza o município.

Apesar da proximidade da capital, a cidade conta com dois clubes profissionais que atualmente disputam o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o Atletico de Mogi e o União de Mogi. Durante os anos 40, a cidade já chegou a ser representada por cinco representantes.

Para evitar situações como essa, havia uma lei na cidade que proibia a presença de mais de um clube profissional.

Essa lei perdurou até o começo da década de 2000. Com o término da Lei, surgiu o Atletico de Mogi é também conhecido na cidade como Mogi Ltda, é um clube empresa fundado em 19 de abril de 2004 como Mogi das Cruzes Futebol Clube. Em 2009 adotou o nome que utiliza até hoje.

O Mogi Lda foi o primeiro clube empresa da cidade a ser registrado na FPF. Seu apelido é "Caçula de Mogi" e seu mascote é uma criança.

O outro time da cidade é o União de Mogi. Tradicional, teve a sua fundação em 7 de setembro de 1913 com o nome de União Futebol Clube, porém só disputou campeonatos após 1924, quando participou do Campeonato do Interior.

O time permaneceu em atividade no futebol profissional até 1951, quando se licenciou até 1955, quando retornou e disputou mais cinco campeonatos. Em 1960 pediu nova licença e só retornou ao Futebol em 1979.

Em 1998 alterou o seu nome para União Mogi das Cruzes Futebol Clube, nome que permanece até hoje.

Entre seus maiores feitos destacamos o título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (quarto nível) em 2006 conforme escreví na época http://bellotti.zip.net/arch2006-11-19_2006-11-25.html.

Seu mascote é a Serpente, em uma alusão direta ao nome da cidade. É conhecido como "A Serpente do Tietê".

O União de Mogi já teve em suas fileiras o futebol de Neymar (pai de Neymar atleta do Santos). Sua passagem teve uma história curiosa por um amistoso jogado em 31 de maio de 1995 contra o Santos, na festa de reinauguração do Estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, onde o time manda os seus jogos até hoje.

Na época, o União de Mogi disputava a série A2 e o fato curioso do jogo foi o encontro do então desconhecido Neymar com Edinho (filho de Pelé), goleiro do Santos.

O jogo terminou empatado pelo placar de 1 a 1 e entrou para a história da cidade.

Atualmente, os dois times de Mogi estão na segunda divisão do Campeonato Paulista (quarto nível).

O Atlético de Mogi ocupa a terceira colocação do grupo 6 com 4 pontos ganhos e o União ocupa a quinta colocação no mesmo grupo, com o mesmo número de pontos.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário