Playlist

sábado, 18 de agosto de 2012

DERAC - Itapetininga

O futebol do interior paulista tem muita história de times de muita tradição. Dentre eles, destacamos hoje o DERAC de Itapetininga.

DERAC é uma sigla que significa Departamento de Estrada de Rodagem Atlético Clube. Isso mesmo... é o time do DER!!! Situado em Itapetininga o time foi fundado em 26 de dezembro de 1950 por funcionários do Departamento local, a equipe foi a maior representante do povo de Itapetininga no futebol paulista. 

O Derac se orgulha de suas origens, representa o município de Itapetininga, município com mais de 145 mil habitantes. A cidade é conhecida como Terra das Escolas", Atenas do Sul Paulista" e "Terra da Cultura". O local tornou-se ponto de descanso de tropeiros que montavam ranchos nas suas terras devido ao pasto abundante. Historiadores contam que "A vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga foi oficialmente criada no dia 5 de novembro de 1770, quando foi celebrada uma missa solene pelo vigário da nova paróquia, padre Inácio de Araújo Ferreira. É nessa data que convencionou-se comemorar o aniversário da cidade, que mais tarde ficou conhecida como Itapetininga."

Itapetininga em Tupi Guarani significa "caminho das pedras secas ou caminho seco das pedras" e que segundo o historiador Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Itá  significa Pedra, Metal, etc. Então o nome da cidade pode ter sido originado das pedras encontradas nas margens do Rio, que hoje também se chama Itapetininga, onde os tropeiros passavam as noites a caminho de Sorocaba.

O time que orgulhou Itapetininga representou a cidade por 30 vezes nos Campeonatos da Federação Paulista de Futebol. Em suas fileiras, ídolos como Geraldo Alves e Sôco, sendo que o último é considerado o maior ídolo da história do clube.

O time também contou na sua história com Osvaldinho, hoje conhecido como Vadão, técnico de futebol que virou celebridade ao dirigir o Mogi Mirirm, apelidado de "carrocel caipira" com figuras destacadas do nosso futebol como Leto, Valber e o Penta Campeão Rivaldo.

Osvaldinho ou Vadão formou um ataque com Paulo Kashima e Niltinho, que é lembrado pelos Deraqueanos como um dos melhores ataques da história.

A história do clube é contada com maestria e muito carinho em um blog de nome "Museu Virtual Derac Itapetininga http://museuvirtualderac.blogspot.com.br/


O time tinha estádio próprio, estádio Engenheiro Péricles d'Ávila Mendes com capacidade para 5.928 lugares que durante muito tempo abrigou os jogos do orgulho de Itapetininga.


Em 1994 o time do Derac cedeu a sua vaga na FPF para o Esporte Clube Itapetininga, que hoje desativou o seu departamento de futebol profissional.

Esperamos que em breve, Itapetininga possa ter um representante no profissionalismo paulista.

Marcelo Alves Bellotti

2 comentários:

  1. Sou criador do blog museu virtual do DERAC e fiquei feliz da citação do mesmo e do clube nesta belíssima iniciativa, irei colocar um link muito especial do seu blog no museu virtual. Muito obrigado - Cícero Vaz de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria vi soco,um dos,melhores jogador.mas Itapetininga precisa urgente um representante na divisão principal do Estado,não seria possível Derac,Caso compor uma união e construir um estádio com apoio da prefeitura como faz Sorocaba e trazer de volta a alegria do povo de ir ao estádio e apoiar ex ídolos e torcedores ,parabéns a todos,que apoiam esta iniciativa.

    ResponderExcluir