sábado, 22 de outubro de 2011

Federação Paulista de Futebol - Estranha reunião agita a sexta-feira

A semana foi agitada na Federação Paulista de Futebol. Além do anúncio das sedes e dos grupos da 43ª Copa São Paulo de Futebol Junior tivemos uma peculiar reunião envolvendo quatro clubes que atualmente disputam a série A3 e que podem ser "promovidos" a série A2 em 2.012.

Sobre a Copa São Paulo: nada de novo com relação as sedes, a maioria nas imediações de Campinas que atualmente se mostra uma região economicamente próspera, adequada não só com estádios, mas estruturalmente receber delegações de todo o Brasil para o evento.

Mas o assunto que causou espanto foi a convocação do Presidente da entidade sr. Marco Polo Del Nero aos presidentes da Inter de Limeira, Taubaté, Juventus e XV de Jau para informá-los que estes clubes podem ocupar o lugar da Penapolense, Santacruzense, São Carlos e Velo Clube.

Esses últimos não estão cumprindo o regulamento da competição para 2.012 que prevê um estádio com capacidade superior a 15.000 pessoas. Nenhum dos clubes citados possui um estádio com essa capacidade, ao contrário das equipes convocadas  para assumir o lugar de quem foi tecnicamente superior na última temporada.

Regulamentos estão aí para serem cumpridos. Até aí, a FPF está com a razão. O que causa espanto é a convocação dos clubes interessados nas vagas ao invés dos clubes promovidos. Há um problema com os estádio dos clubes recém promovidos e a FPF não da aos envolvidos, a voz necessária para as suas explicações. Ao mesmo tempo a mesma federação não se opôs a "validar" o estádio do Monte Azul, por exemplo e fez vistas grossas com o Rio Branco que atuou todos os seus jogos em 2010 fora de seu estádio.

Aliás, não entendo qual o motivo para a exigência de um  estádio de 15.000 lugares para a disputa da A2, onde a média de publico não chega a 10.000 pessoas. Ao usarmos o rigor da Lei, o que faremos por exemplo com a cidade de Santo André, que teve o seu estádio parcialemte demolido e cuja capacidade não chega a 8.000 pessoas?

A cada ano, o Campeonato Paulista começa com vários estádio interditados e/ou liberados parcialmente e nenhum clube se vê impedido de participar do certame. Essa a razão de se estranhar essa reunião. Vamos cumprir o regulamento? Sim... para todos!!!

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário