domingo, 1 de dezembro de 2013

Brasil define os seus campeões

Estamos no primeiro dia do mês de dezembro, a temporada do futebol no Brasil vai chegando ao seu final e as torcidas vão festejando seus campeões.

Na série D,a última divisão do Brasileirão, o campeão foi o Botafogo da Paraíba. Em um quadrangular conturbado, que por conta da confusão do jogo de Aparecidense contra o Tupi teve a definição postergada.

No final tivemos a classificação dos times do Tupi de Juiz de Fora, do Salgueiro de Pernambuco, além de Juventude e Botafogo para a série C de 2014. Na decisão em dois jogos entre Botafogo e Juventude de Caxias do Sul, a vantagem ficou para o time da Paraíba que soube reverter a vantagem do time do Rio Grande do Sul.

Na série C o título foi decidido nesta tarde de primeiro de Dezembro. E o título ficou para o Santa Cruz, de Recife. No jogo final contra o Sampaio Correia. 

A exemplo da série D, a fase quadrangular final também foi postergada devido a uma confusão jurídica com o time do Betim, que acabou sendo punido pelo não pagamento de um jogador quando o time ainda tinha sede em Ipatinga.

No final, subiram para a série B a Luverdense (Mato Grosso), o Vila Nova, de Goiás, além do Sampaio Correia do Maranhão e do Santa Cruz. As equipes do Rio Branco do Acre, Baraúnas do Rio Grande do Norte, o Brasiliense, o Crac de Goiás e o Grêmio Barueri foram rebaixados para a série D em 2014.

A série B já tinha um campeão desde a sua primeira rodada. Como a disputa das duas primeiras divisões é feita por pontos corridos em turno e returno, o Palmeiras entrou na competição com a pretensa obrigação de ser campeão.

E o time da capital paulista não decepcionou a sua torcida. Conquistou o acesso com seis rodadas de antecedência e chegou ao título a duas rodadas do final do campeonato.

Além do Palmeiras, Chapecoense de Santa Catarina, Sport e Figueirense estarão disputando a elite do futebol nacional no próximo ano. Guaratinguetá (que está a venda e pode mudar de nome e cidade), Paysandu de Belém no Pará, São Caetano e ASA de Arapiraca foram rebaixados para a série C.

Aliás, a elite do futebol ainda não se definiu com relação as vagas da Libertadores, ou do rebaixamento. Definição somente do título antecipado do Cruzeiro e o rebaixamento do Náutico e da Ponte Preta. A definição fica para a próxima semana.

Parabéns aos campeões e os que conseguiram o objetivo de subir de divisão. As equipes rebaixadas, que repensem e possam planejar um 2014. Rebaixamento não pode ser encarado como motivos para fechamento ou mudança de cidade das equipes. Esses clubes invariavelmente representam cidades, essas cidades tem torcedores que se sentem enganados quando o time simplesmente vai embora no primeiro fracasso técnico. Essa deveria ser uma das pautas do Bom senso. Isso ajudaria a manter a paixão do Brasileiro pelo Futebol.

Marcelo Alves Bellotti

Um comentário:

  1. TODOS OS CLUBES ACIMA FORAM MERECEDORES DOS TÍTULOS DE CAMPEÕES BRASILEIROS DE 2013. PARABÉNS A TODOS!

    ResponderExcluir