Playlist

sábado, 31 de março de 2012

Futebol do Interior: Esporte Clube Hepacaré


O futebol do interior guarda em si histórias memoráveis. Hoje falarei sobre o Esporte Clube Hepacaré de Lorena.

O time foi fundado em sete de setembro de 1914 na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba.
Profissionalmente o time disputou o Campeonato Paulista do segundo nível (Atual A2) nos anos de 1959 e 1973 e o Terceiro Nível (Atual A3) nos anos de 1956 a 1958 e de 1960 a 1966.

O nome Hepacaré a princípio foi o nome da cidade de Lorena e há dúvidas quanto ao seu significado. Há relatos que Hepacaré significa braço ou seio da Lagoa Torta, outra corrente diz que significa lugar das goiabeiras.

O time teve em suas fileiras o futebol do atacante Dondinho, pai do Rei do Futebol Édson Arantes do Nascimento. Dondinho jogou no time de Lorena na década de 40, na época Pelé era apenas um garoto de pouco mais de dois anos de idade.

Os jogos do time acontecem no estádio General Affonseca. O nome é de um oficial do Ministério da Guerra nos anos 30, com ligações com a história da cidade de Resende no Rio de Janeiro.

A sua inauguração foi em um jogo em 30 de março de 1941 entre o Hepacaré e o Fluminense, onde o time de Lorena foi goleado pelo time carioca pelo placar de 5 a 0. O amistoso foi apitado por nada menos que Arthur Friedenreich, que dizem ter sido o primeiro futebolista a chegar a marca de 1000 gols.

Hoje em dia, o Hepacaré de Lorena disputa torneios amadores na região do Vale do Paraiba.

Marcelo Alves Bellotti

3 comentários:

  1. Nos tempos quando PELÉ era soldado, em um amistoso no atual campo de Futebol (Pulei o muro da rua Hepacaré) e assisti este jogo...

    ResponderExcluir
  2. Há cinco anos no Clube já falido, temos um campeonato de veteranos com idade superior há 50 anos, são 12 Equipes, todo final de semana uma grande festa, de pessoas que se confraternizam com o Esporte, mas "ninguem" em Lorena está preocupado com isso tipo de coisa, resultado o clube foi a leilão e isso tudo vai acabar. Uma pena.

    ResponderExcluir
  3. alguém poderia me informar quantos gols o Dondinho, pai do Pelé, fez pelo Hepacaré?

    ResponderExcluir