sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Categorias de Base - Campeonato Brasileiro Sub 20

Começou o campeonato Brasileiro sub 20, organizado pela Federação Gaucha de futebol disputado no período de 05 de dezembro a 21 de dezembro de 2013.

O campeonato chega a sua oitava edição e ganha notoriedade e tradição, pela cobertura da imprensa e por fechar o calendário esportivo no ano.

Uma observação do regulamento salta os olhos de quem acompanha o futebol da base desse país e permite uma reflexão: Conforme o disposto no artigo 7º do regulamento da competição, que dispõe sobre os critérios para acesso à competição, "Participarão do BRASILEIRO SUB 20, os clubes que disputarem o Campeonato Brasileiro Série “A” do corrente ano." 

Ao observarmos a relação de clubes inscritos, veremos 19 clubes da série A e a Sociedade Esportiva Palmeiras, completando o vigésimo clube. Não observamos a participação do São Paulo Futebol Clube.

Novamente podemos concluir que a postura do São Paulo e das suas categorias de Base. O outro torneio importante da categoria em 2013, que foi a Taça BH disputada em agosto e vencida pelo Vasco da Gama, também não contou com a equipe da capital paulista, que na época anunciou que abria mão do torneio para disputar o Campeonato Paulista.

Não consegui localizar nenhuma notícia que confirma esse boicote ou da desistência do clube do Morumbi. O time disputará normalmente a Copa São Paulo de Futebol Junior na sede de Barueri, no grupo W.

Os clubes estão dispostos em quatro grupos que representam quatro sedes do torneio:

Grupo A com sede em Porto Alegre conta com Fluminense, Corinthians, Coritiba, Ponte Preta e Goias. Grupo B com sede também em Porto Alegre temos Atlético-MG, Flamengo, Santos, Náutico e Vitória. Grupo C com sede em Gravataí estão as equipes do Grêmio, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-PR e Criciúma. Grupo D com sede em Alvorada temos as equipes do Vasco da Gama, Palmeiras, Portuguesa, Internacional e Bahia.

Cada grupo classifica os dois primeiros colocados para a segunda fase da competiçáo. O campeonato conta com a transmissão da Sportv.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário