terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Paulistão segue nas suas divisões

O Campeonato Paulista segue firme em sua maratona anual na primeira divisão. Os jogos vão se encavalando, não sendo possível curtir uma vitória ou se preparar devidamente para o próximo jogo. A triste realidade das equipes é somente recuperar jogadores para a próxima rodada e saber que o ano termina em abril, depois só retorna em julho. Segue um resumo do Paulistão.

***

A1 - O Paulistão em sua principal série tem um regulamento muito confuso. No total, são quatro grupos de cinco clubes, que jogam com todos os demais clubes, exceto os que estão no seu grupo. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo. Destacam-se pelo bom futebol as equipes do Botafogo (Líder do grupo B), Audax, com um futebol que salta os olhos pela beleza, o São Bernardo, que sufoca seus adversários quando joga no primeiro de maio e o Bragantino, que começou muito bem o campeonato e se mostra consistente.

Destaca-se como artilheiro do campeonato, o jogador David, do Paulista de Jundiaí. A rodada seis tem início hoje com Rio Claro x Ituano, as 19h30 no Dr. Augusto Schimidt Filho e termina na quinta-feira, com Linense x Santos no estádio  Gilberto Siqueira Lopes.

***

A2 - O segundo nível do campeonato Paulista tem um regulamento super simples e muito pouco prático para os interesses dos times. São simplesmente 19 jogos, onde se classificam os quatro primeiros colocados para a série A1 de 2015. Para que se tenha uma ideia do que isso significa, o orçamento de cada clube sobe de R$135 mil  para R$2,5 milhões no caso dos times da A1.

A quarta rodada tem início amanhã. o campeonato é liderado pelo Velo Clube, seguido por Monte Azul, Santo André e São Bento. Na artilharia do campeonato temos Leleco, do Velo Clube com três gols. O destaque da próxima rodada é o jogo entre o líder Velo Clube e Santo André (terceiro colocado). O vencedor provavelmente assume a liderança.

***

A3 - O terceiro nível da primeira divisão do estado de São Paulo teve a sua primeira rodada disputada no último fim de semana. O destaque da primeira rodada foi a goleada do Taubaté sobre a Santacruzense pelo placar de 4 a 0.

O regulamento segue o mesmo dos anos anteriores. Ao final de 19 jogos, classificam-se os oito primeiros que formam dois grupos de quatro equipes. As duas primeiras de cada um desse grupos se classificam para a série A2 em 2015.

***

Segunda Divisão - A Segundona Paulista teve sua tabela e seu regulamentos divulgados ontem pela Federação Paulista de Futebol. O campeonato terá início somente em abril e será disputado por 39 equipes, divididos em sete grupos, onde se classificam para a segunda fase os três primeiros colocados de cada grupo.

As novidades são o retorno do Guarujá, Paulínia e Lemense. O grande destaque é o retorno do VOCEM, que estava afastada da disputa desde 2002. O campeonato terá sua pausa no período da Copa do Mundo, retornando normalmente em 20 de julho.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário