segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Série - Estádios de Futebol - Osasco

No último dia 23 de Fevereiro, visitei o Estádio Municipal Prefeito José Liberatti, em Osasco. Fui assistir ao jogo entre Grêmio Esportivo Osasco e Esporte Clube Santo André.

O Estádio hoje tem instalações modernas, mas conserva o charme dos estádios antigos que podemos observar no interior de São Paulo

A inauguração aconteceu em 26 de dezembro de 1996, com um jogo entre Palmeiras x Corinthians que foi vencido pelo time alviverde por um a zero. O primeiro gol do Estádio foi marcado por Sérgio Manoel. O nome vem da homenagem ao prefeito da cidade no período de 1970 - 1973 e foi inaugurado pelo prefeito Celso Giglio.

Conhecido também pelo nome de "Rochdalão" por ficar no bairro de Rochdale. O bairro recebe esse nome por uma tentativa do Doutor Fernando Marrey de transformar a então Chácara dos Castanheiros em uma vila corporativa com a fundação da Companhia Construtora de Osasco. O nome Rochdale foi escolhido por remeter a 1844, quando 27 tecelões e uma tecelã se uniram no então bairro de Manchester, na Inglaterra para fundar a "Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale", tendo o homem e não o lucro como a principal finalidade. Era o surgimento da primeira Cooperativa, com normas rochdaleanas.

O Estádio abriga hoje os jogos do Grêmio Esportivo Osasco e os jogos do Grêmio Osasco Audax. Desde a sua fundação, em 1996 o estádio foi sendo reformado aos poucos, foi construída uma arquibancada atrás do gol, espaço onde fica o time visitante.

Com um investimento mais forte no futebol, a partir da entrada do Bradesco como investidor do Grêmio Osasco, a arquibancada ganhou uma cobertura. Depois da cobertura da arquibancada, os bancos de reserva foram modernizados.

Em 30 de Janeiro de 2014 o atual prefeito de Osasco Jorge Lapas e Britaldo Soares, então presidente da AES Brasil fizeram uma parceria e inauguraram o sistema de iluminação do estádio, com luzes de LED econômicas e duradouras.

Porém mesmo após a inauguração, o estádio segue recebendo os jogos preferencialmente as 15 horas ou as 10 da manhã. O que se conta na cidade é que a iluminação não é tão eficaz como disseram que ela era.

Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco! A casa do Osasquense. O retrato de uma cidade que apoia o Esporte e tem o futebol dos times da cidade melhorando a cada ano!



Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário