sexta-feira, 28 de março de 2014

Paulistão define seus classificados

O Campeonato Paulista de 2014 na sua série A1 definiu nesta última quarta-feira os seus classificados para a semi-final que irá ocorrer nesse final de semana. Após 15 jogos arrastados, onde o time não jogava contra um adversário da mesma chave, a primeira fase trouxe os destaque de Bragantino, Penapolense, Ponte Preta, Ituano e Botafogo.

O Bragantino apostou no comando de Marcelo Veiga. Renovado e com outra mentalidade, o treinador montou um time competitivo, baseado em uma zaga forte e alta e um atacante de muita qualidade (Tassio). São duas linhas de quatro que garantem um poder de marcação e retomada de bola. O Bragantino conseguiu na primeira fase derrotar o São Paulo no jogo de estréia e o Corinthians em pleno Pacaembu. Na partida das quartas de final, foi eliminado pelo Palmeiras.


O Penapolense do técnico Narciso conta com a mesma base do time que se classificou no ano anterior, com o Lateral Rodrigo Biro e o meia Guaru, além de um ataque com Douglas Tanque e Alex Créu, que estavam doidos para se destacar. Aliás, o grande destaque da equipe de Penápolis foi a goleada aplicada no Santos na primeira fase, pelo placar de 4 a 1. Nas quartas de final, após um jogo amarrado e de péssimo nível técnico, se considerarmos que o time de Penápolis jogava contra o poderoso São Paulo, com um investimento muito maior, o jogo foi para os pênaltis e prevaleceu a equipe do Interior. Na próxima fase o time de Narciso pega o Santos na Vila Belmiro.


A Ponte Preta se classificou com méritos na primeira fase. Após a chegada de Vadão, o time campineiro se transformou em uma outra equipe. Ganhou bem do Corinthians, aproveitando-se das agressões que o time da capital tinha sido vítima dois dias antes do jogo. Além da vitória sobre o Timão, a Ponte ainda derrotou o São Paulo em Campinas. Caiu nas quartas de final contra o Santos.

A outra partida das quartas foi entre Ituano e Botafogo. Ambos ocuparam o grupo do Corinthians e de alguma forma foram responsáveis pela eliminação vergonhosa do Timão na primeira fase. Aliás, Botafogo e Ituano tiveram o mérito de chegar a 28 pontos ganhos em 15 jogos, o que lhes valeram o terceiro e quarto posto na classificação final do Paulistão na primeira fase.


No Botafogo, o destaque da campanha vai para o futebol apresentado pelo time, com ótimas atuações dos meias Camilo e Wellington Bruno. O time foi extremamente bem armado por Wagner Lopes. O destaque da campanha foi a vitória do time de Ribeirão Preto sobre o Palmeiras, com uma atuação inesquecível.


O Ituano chega com uma belíssima campanha, ancorada pelo técnico Doriva e uma base bem planejada que disputou a Copa Paulista. A decisão de manter a base, apoiada pelo presidente Juninho veio juntamente com a decisão de manter o técnico. O grupo pegou confiança e consistência e se classificou. O destaque foi o jogo contra o São Paulo, por tudo o que cercou esse jogo, com suspeita de entrega por parte do time do Morumbi e com o verdadeiro dilúvio que caiu durante o jogo, vencido pelo time de Itu. No confronto das quartas de final, venceu o Botafogo nos pênaltis e fará a semi final contra o Palmeiras.

O saldo acabou sendo positivo para as equipes do Interior que souberam trabalhar com seus técnicos e tiveram o mínimo de planejamento. Entre as quatro equipes da semi-final temos Ituano e Penapolense para frustrar as expectativas da crônica paulistana.

O que vier é lucro agora! Lamentável é perceber a intolerância de algumas pessoas contra os times pequenos. Mas o trabalho desse times está posto e eles chegaram com seus próprios méritos, orgulhando a sua cidade e seu povo. Parabéns a eles.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário