sábado, 28 de julho de 2012

Olimpíada: A Festa máxima do Esporte

Começou ontem os Jogos Olímpicos de 2012. Trata-se da XXX Olimpíada da era moderna e está sendo disputada em Londres e tem como lema Live is one" ("Viva como se fosse o único").

Os jogos são a celebração máxima do esporte mundial e segue o espírito de  Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, a quem é atribuída a frase "o importante é competir", ressaltando que em uma celebração do Esporte como é a Olimpíada, todos os que lá estão são vencedores.

De fato, em uma olimpíada pode haver vencedores mas não há vencidos. Todos os atletas que participam consideram como a realização máxima de um sonho para quem começa a dar os seus primeiros passos em um esporte diferente do futebol no mundo.

Há muito tempo os aspectos mercantilistas e políticos invadiram os templos esportivos e os colocaram acima dos interesses puramente esportivos. Não podemos ignorar a realidade que os jogos se transformaram, como o boicote americano nas Olimpíadas de Moscou em 1980, seguido pelo boicote das nações comunistas comandadas pela Russia em 1984, em Los Angeles. Mas ainda  sim prevalece a festa entre as nações.

O COB definiu que a delegação brasileira, que participará das Olimpíadas de Londres, será composta por 259 atletas. Serão 136 homens e 123 mulheres que disputarão 32 modalidades olímpicas.

Marcelo Alves Bellotti

Um comentário:

  1. Apesar de tudo, a delegação brasileira teve um desempenho bom. Eu, pessoalmente, tenho boas expectativas para 2016!

    ResponderExcluir