sábado, 24 de março de 2012

Nacional Atlético Clube

Sempre fui fã de futebol alternativo, desses que ninguém assiste ou acompanha, diferente da várzea, onde existe a paixão do time de bairro. Hoje resolvi falar do Nacional Atlético Clube, o Nacional da Comendador Souza.

A história do time se confunde com a chegada do futebol no Brasil. Conta-se que em 1895 jogaram os times da São Paulo Railway e da Companhia de Gás. A São Paulo Railway fundada pelo Barão de Mauá, foi a ligação da capital ao Porto de Santos, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, que hoje abriga os trens da CPTM que liga o ABC à Capital de um lado e Jundiaí a São Paulo de outro.

Somente em 1919, mais precisamente em 16 de fevereiro, os funcionários da ferrovia organizaram um clube de futebol, com o nome de São Paulo Railway. O time só iria disputar o que se chama hoje de Campeonato Paulista, organizado na época pela Liga Paulista de Futebol em 1936.

Dez anos mais tarde, em 1946, chegou ao fim a concessão e houve a nacionalização da Ferrovia. O clube seguiu o mesmo caminho e nesse mesmo ano, disputou um amistoso contra o Clube de Regatas do Flamengo no Pacaembu. O clube disputou um tempo do jogo com o nome de São Paulo Railway e o segundo tempo com o nome de Nacional Atlético Clube.

O time tem em sua história uma participação em um campeonato Brasileiro, em 2.000, onde jogou dez jogos com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas. 

Em suas fileiras já desfilaram o meia Deco (hoje no Fluminense), campeão do Mundo pelo Porto e pelo Barcelona, com duas copas do Mundo disputadas pela seleção Portuguesa, Dodô e o volante Magrão, com passagens por São Caetano, Palmeiras e Corinthians.

Seu estádio é o Nicolau Alayon, com capacidade para 11.500 pessoas. Tem tradição nas categorias de base, sendo campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior em duas oportunidades, em 1972 e em 1988. No futebol profissional, tem dois títulos da série A3 (Terceiro Nível) em 1994 e 2000.

Seu mascote é o Ferroviário, uma homenagem aos seus fundadores, que ajudaram a propagar o futebol no país.

Porém as últimas campanhas não são motivos de orgulho ao torcedor do clube. Rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista (Quarto Nível) em 2.009, o time não v em fazendo boas campanhas.Em 2011 terminou a sua participação sendo eliminado na primeira fase com a pior campanha do seu grupo, somando apenas uma vitória. Seu último jogo aconteceu em 30/04/2011 na Comendador Souza que marcou uma derrota para o Jabaquara pelo placar de 3 a 1.

Esse ano o Paulistão da Segunda Divisão começa em 05 de Maio.

Marcelo Alves Bellotti

Um comentário:

  1. O Nacional é um clube de bairro assim como o Juventus, porém não tem o apoio de uma torcida assim como o Juve tem na Mooca, pois o povo da Barra Funda não tem a tradição de ir ao estadio e a maioria nem sabe que o Nacional existe. Além disso ao redor do estadio são poucas casas que existem, é uma região industrial com muitas fabricas o que dificulta ainda mais o time a ter uma torcida presente nos jogos. Espero que o Nacional consiga subir de divisão e se mantenha ao menos na série A2 no futuro

    ResponderExcluir