sábado, 21 de janeiro de 2012

Paulistão começa hoje!

Acabou a moleza... Tem início hoje a temporada do Paulistão 2012 na série A1, primeiro nível. Para quem E não está habituado, segue uma explicação: O campeonato Paulista da Primeira divisão é dividido nas séries A1, A2 e A3. Essa nomenclatura vem desde 1991, para que fosse possível limitar o número de clubes no primeiro nível do campeonato sem que houvesse rebaixamento.

Nesse ano, por sinal, o São Paulo disputou a série A2, mas uma manobra no regulamento permitiu que houvesse o cruzamento entre as séries na fase final, possibilitando a São Paulo, Inter de Limeira e Santo André que participassem da fase final do campeonato.

Então, como as três séries formam a primeira divisão, costumo tratá-las como primeiro, segundo e terceiro nível, tratando a Segunda Divisão como quarto nível do futebol Paulista.

Esse Paulistão tem alguns destaques, como a ascensão da Portuguesa, sobretudo na mídia após campanha exemplar na série B, a Ponte Preta, que igualmente disputará a elite do futebol nacional também promete força nesse campeonato. Uma estrutura profissional itinerante que estava em Americana retorna a Guaratinguetá e a grande expectativa é quanto aos tradicionais Comercial e XV de Piracicaba.

E os clubes chamados grandes? Esses clubes tem a OBRIGAÇÃO de se classificarem, pois espalham aos quatro cantos que o campeonato é Paulistinha e não vale nada. Pois bem, eles que se resolvam. Não destaco nada, a não ser a obrigação de que se classifiquem entre os oito e que ganhem o seu jogo único. Qualquer resultado que não seja este, será pífio.

Defendo há pelo menos dois anos, que os clubes grandes tenham que, pelo regulamento, disputarem o campeonato com jogadores até 21 anos de idade, com a permissão de três jogadores acima dessa idade. Essa medida poderia motivar as equipes e as suas torcidas a irem aos estádios, para verem as revelações do seu time.

Mas a Federação Paulista paga (e muito bem) para que os times se apresentem com suas equipes principais. E como presidente de clube não rasga dinheiro... ninguém tem a solução. Sobram as críticas... mesmo assim, o Paulistão de todos os níveis será destacado nesse espaço. Aguardem!

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário