Playlist

domingo, 19 de janeiro de 2014

São Bernardo vence Botafogo na abertura do Paulistão 2014

Ontem se iniciou o Campeonato Paulista da primeira divisão na sua série A1. Nesse campeonato, a ideia é fazer a promoção de pelo menos um jogo por rodada para mostrar que a história dos regionais não se resume a jogos sem sentido como a crônica esportiva quer passar ao torcedor. 

Acompanhei ontem o jogo entre São Bernardo x Botafogo no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo. Ao chegar no Estádio, pude constatar o respeito ao Estatuto do Torcedor, com monitores do time da casa em todos as entradas do campo, informando e orientando os torcedores. A torcida do Botafogo se fez presente no Primeiro de Maio. 

A história do estádio Primeiro de Maio extrapola o futebol. O campo foi palco das manifestações sindicalistas na década de 80, período de transição de uma ditadura sucessória que existia no Brasil ao que foi chamado de redemocratização da sociedade brasileira. São Bernardo do Campo foi palco das greves de metalúrgicos, que se concentravam em assembleias no Estádio.

O Estádio tem problemas quanto ao acesso a cadeirantes. Pude observar um torcedor cadeirante assistindo o jogo em um espaço que serve somente para acesso a arquibancada, com a visão prejudicada pelas placas de publicidade.

Em campo, a expectativa para a estréia dos dois times no Paulistão. O jogo começou com o São Bernardo sendo mais intenso e rapidamente dominando as ações do meio campo. Exercendo uma marcação pressão o time da casa dominava as ações ante a um Botafogo assustado. O gol não saiu nos primeiros minutos e aos poucos o Botafogo foi equilibrando as ações, atacando pelo lado esquerdo, pois o setor direito da defesa do São Bernardo parecia ser o mais fraco do time.

Aos 35 minutos do primeiro tempo, o meia Camilo saiu com uma contusão que pareceu séria no ombro. Em seu lugar, entrou Léo. Quando tudo se encaminhava para um empate sem gols no primeiro tempo, Bady acertou um belo chute de fora da área e fez um golaço abrindo o placar para o São Bernardo. Confira o gol clicando aqui.

No intervalo do jogo, um fato curioso. Um gandula acusou que alguém do banco de reservas do Botafogo o teria agredido com um soco na boca, mas não soube identificar o agressor. “Foi um zagueiro barbudinho. Vou depois na polícia registrar um boletim de ocorrência e ver o que acontece”.

No segundo tempo o que se viu foi mais do mesmo. O Botafogo veio com mais ímpeto, sempre atacando pelo lado esquerdo, mas com pouquíssima penetração, os lances de gol não existiram. O São Bernardo tentava nos contra ataques mas também sem conseguir chegar ao gol adversário. 

Para mudar o panorama do jogo, o técnico Wagner Lopes do Botafogo tirou Sérgio Mota para colocar Wellington Bruno. O meia não gostou da substituição e não cumprimentou o seu técnico na saída. Ao ver a cena, pensei comigo...O tempo passa, mas as pessoas não mudam nunca.

E o jogo seguiu assim até o seu final, o técnico do São Bernardo ainda promoveu a reestreia de Erik Flores e colocou Gil no lugar de Marcio Diogo. Gil conseguiu ameaçar um pouco mais com sua velocidade. Em um lance de perigo no contra ataque, Gil puxou a defesa do Botafogo e abriu espaço para o chute de Careca, que Gilvan teve dificuldades para defender.

O Botafogo colocou Willian Xavier, que pelas informações em Santo André, teria encerrado a sua carreira. Mas ele entrou, deu uma boa movimentação ao ataque, buscou o jogo, mas o time de Ribeirão Preto insistia em bolas aéreas, que produziam muito pouco efeito na zaga do São Bernardo.

No final do jogo, Diego Jussani entrou no lugar do Bady, para tentar dar um pouco mais de poder de marcação, pois o Botafogo atacava muito pelo lado esquerdo e o time do ABC mostrou muita fragilidade na marcação do seu meio campo. 

O jogo terminou com a vitória do São Bernardo, que se não fez justiça ao placar, pelo menos mostrou ser mais eficiente. O jogo foi acompanhado por 8.244 pessoas para uma arrecadação de R$126.415,00. Um ótimo público para a primeira rodada do Paulistão.

Acompanhe o melhor do futebol regional nesse espaço. Faremos a cobertura de um jogo por rodada do Paulistão 2014 em todas as suas divisões.

FICHA TÉCNICA
SÃO BERNARDO 1 X 0 BOTAFOGO-SP

Local: Estádio 1º de Maio, São Bernardo (SP)
Data/Hora: 18/01/2014 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Fábio de Jesus Volpato Mendes
Assistentes: Paulo de Souza Amaral e Alberto Poletto Masseira.
Gol: Bady, aos 44'/1ºT

SÃO BERNARDO: Wilson Júnior; Rafael Cruz, Lombardi, Luciano Castán e Eduardo; Daniel Pereira, Marino (Erick Flores), Edson e Bady (Diego Jussani); Careca e Márcio Diogo (Gil). Técnico: Edson Boaro.

BOTAFOGO-SP: Gilvan; Daniel, César Gaúcho, Henrique Mattos e Augusto Ramos; Gilmak, Hudson, Camilo (Léo) e Sérgio Mota (Wellington Bruno); Leandro (Willian) e Marcelo Macedo. Técnico: Wagner Lopes.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário