domingo, 11 de dezembro de 2011

Madrid x Barcelona... mais que um jogo

sábado tivemos a continuação do duelo entre Madrid e Barcelona. Para nós, amantes do futebol, um dos maiores clássicos do mundo... um jogo que praticamente para a Europa. Como hoje, o futebol europeu tem em suas fileiras representantes do mundo inteiro, o clássico tem apelo de mídia em todas as partes do mundo e divide opiniões sobre quem é melhor, Cristiano Ronaldo  ou Messi.

Porém na Espanha é diferente. O sentimento é maior. Estamos falando de um time que representa a coroa espanhola (Real Madrid). Dizem que os times fiéis a coroa Espanhola, permanecem com uma coroa acima de seu distintivo e no seu nome, como Real Bétis, Real Mallorca, etc.

O outro time representa o orgulho do povo Catalão. Povo que na ditadura de Franco foi oprimido e massacrado, não podia se manifestar livremente e que tinha no time de futebol a sua grande forma de expressão de amor a Catalunha. O grito de BARCELONA no estádio era mais do que a torcida por um time de futebol. Era o grito de um povo que queria a liberdade de uma ditadura imunda. Gritar Barcelona era como gritar Liberdade, contra a ditadura de Madrid.

Isso transformou o jogo em muito mais do que uma simples partida de futebol. Os tempos mudaram, mas fica a mística do encontro, que é diferente dos demais clássicos. São ao todo 109 anos de história de heróis e vilões. É o jogo dos jogos. Madrid representando a coroa espanhola e Barcelona (é Més que un Club)

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário