segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Deu a lógica - Barcelona Campeão Qual o segredo?

E o mundial de clubes chegou ao seu fim. E deu a lógica, com o Barcelona derrota do o Santos. Mas o que ficou para os amantes do futebol brasileiro foi um sinal vermelho: Nossas estrelas perderam o podermde decisão...

Não acho que isso seja verdade, apesar de reconhecer que hoje existem seleções em estagio bem superior ao da brasileira. O que aconteceu domingo no Japão foi a imposição de um estilo de jogo sobre o outro.

Guardiola jogou sem atacantes fixos e com quatro homens no meio campo. Muricy jogou com três zagueiros e dois volantes. Sem atacantes fixos e com Messi sendo seu artilheiro máximo o time do Barcelona praticamente flutua no seu meio campo.

Messi marcou duas vezes, deu um show, foi sem duvida o maior nome do jogo e segue fazendo história no Barcelona. Qual o segredo? Base forte, respaldo a treinadores? Manter o time? Dinheiro para contratar?

Senhores, o segredo do Barcelona passa um pouco em todas essas soluções. Quem administra o clube sabe planejar o orçamento. Quem comanda o time sabe a forca da base e que tem respaldo para trabalhar. A definição de metas facilita ate a cobrança por resultados, que nem sempre passam por conquistas de títulos.

Neymar mesmo destacou a frase de Guardiola, antes do jogo, que o Barcelona perdeu muito ate chegar a essa fase de conquistas. Como chamamos isso, senhores? Planejamento e visão de futuro, características fundamentais de qualquer empreendedor.

O futebol não e uma ilha diante das grandes corporações, e deve grande parte do seu sucesso a pessoas que levam o esporte a serio, sabem planejar, manejar orçamentos e custos.

Quando o Barcelona ou o Santos decide buscar o seu destino na base, ele não esta fazendo uma opção mais barata, e sim uma opção de investimento a longo prazo. Basta olhar pra base do Santos pra sabermos o que estamos falando. A estrutura vencedora, que revelou Diego, Robinho, Neymar e PH Ganso gasta por mês um orçamento superior a muitos clubes do Brasil. Por essa razão e que não adianta dizer por aí como estão dizendo que a solução esta na base. A solução passa pela base, pelo controle do orçamento e por administradores capazes de canalizar investimentos.

Observo futebol o tempo necessário para afirmar: um time com uma base bem feita, que mantém uma espinha dorsal de um elenco apenas renovando algumas pecas colhe resultados impressionantes. Guardiola e gênio? Não... Fora do Barcelona ele seria tão bom quanto qualquer outro. Mesmo o Messi... Se resolvesse sozinho a sua seleção agradeceria, mas não funciona assim! Todos os jogadores funcionam como pecas perfeitas em uma engrenagem chamada Barcelona. Essa para mim e a razão do seu suçesso!

Mas bem que o Santos podia ter jogado um pouquinho... Que lavada... 4 a 0 fora o baile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário