sábado, 10 de setembro de 2011

Publico de futebol quer jogo bom!

No meio da semana, tivemos um fenômeno que há tempos não acontecia. São Paulo com récorde de público na centésima partida de Rogerio Ceni, o Botafogo lotou o Engenhão e o Corinthians lotou o Pacaembu.

A explicação é simples. Bons times, em grandes fases brigando para ser campeões. Embora os defensores do sistema de pontos corridos defendam que esses acontecimentos são decorrentes dessa disputa, uma análise mais fria vai detectar que independentemente da fórmula, o torcedor brasileiro gosta de ver o seu time em boa fase, brigando po um objetivo.

No caso do São Paulo, pontualmente tinhamos um grande evento, pois tradsicionalmente a torcida tricolor não costuma lotar estádios.

Podemos trazer isso para qualquer realidade, para termos um diagnóstico mais assertivo da situação.

Ano passado o XV de Piracicaba teve média de mais de 80% de ocupação do seu estádio. O campeonato era classificatório e não por posntos corridos.

Porém o que mais chama a atenção é o comentário dos cronistas especializados. Novamente o assunto é a ausência de Palmeiras e Corinthians no estádio do São Paulo.

Dizem que esses times não querem ganhar dineiro, esquecendo que a arrecadação de um deles é simplismente a maior do país, mesmo jogando em um palco menor e cobrando ingressos mais caros para aqueles que não possuem "cartão fidelidade".

É complicado quando a discussão deixa de ser do interesse público e parte para o interesse pessoal ou de grupos. Não consigo mais ver isenção de nenhuma parte.

O fato é que o nosso apaixonate futebol, quando bem  jogado e bem promovido, consegue levar torcedores aos jogos dos seus times, pelo menos os que brigam pelo título.

Brasileiro gosta de ver o seu time jogando bem e ganhando. Afinal, futebol é diversão!

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário