sábado, 30 de julho de 2011

Fair Play - Uma questão de Educação

Fair Play. O termo tem sido muito discutido ultimamente principalmente no que diz respeito a atitude do atleta Kleber do Palmeiras em um jogo contra o Flamengo, no Pacaembu. Alguns são contra, outros a favor. Interessante foi observar como a discussão foi levada a imprensa sem o conhecimento pleno do que seja Fair Play.

O conceito esportivo de Fair Play é de respeito ao adversário, que o esporte só pode existir por que existe um adversário. O que deve prevalecer então é o conceito de ética profissional, de comportamento esperado do esporte.

O lance que foi discutido é a antítese do conceito. Kleber não mostrou competitividade ou vontade, raça ou qualquer outro sentimento louvável no futebol. Ao contrário, mostrou que não tem educação suficiente para entender que, após a interrupção provocada pelo árbitro, o comportamento esperado, portanto ético, é da devolução da posse da bola para a equipe que estava com ela no momento da paralisação.

Hoje em dia, todas as atitudes dos atletas em campo são friamente calculadas e pensadas para peoveito próprio. Entrevistas, comportamento após um gol ou após um lance perdido, insatisfação quando é substituído, enfim... nada é por acaso.

Mas nesse caso específico, o Fair Play que é praticado em todos os esportes e pressupõe o respeito ao adversário e a ética profissional foge completamente a preparação de atletas, dirigentes e cronistas. É uma questão de educação. Acima de qualquer cultura, é uma questão de respeito.

Essa é a minha opinião.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário