A Usina Ester é uma usina açucareira fundada em 02 de Março de 1898 que tem como o seu objetivo a produção e a comercialização de açucar e álcool.
A idéia de formar um time veio em 1º de novembro de 1933 e seu primeiro nome foi Associação Desportiva e Musical Usina Ester. O time chamou-se ainda por um período de União Funilense de Esportes até receber o nome definitivo de União Esportiva Funilense.
O nome Funilense surgiu pela história da cidade sede do time. Em 1892 o então presidente da câmara municipal de Campinas, José Paulino Nogueira autorizava o município a construir uma estrada de ferro para o escoamento da produção agrícola em uma região conhecida por Funil. Assim nascia a "Carril Agrícola Funilense" e um povoado em volta da Estação Funilense.
Esse povoado foi passando por várias denominações... "Campo das Palmeiras", "Burgo", "Núcleo Campos Sales" até que e 1906 é criado o distrito de Cosmópolis, subordinado a Campinas.
Ao olharmos a região no mapa percebemos que realmente ela se assemelha a um funil, que liga Campinas a várias regiões do Estado de São Paulo.
O time teve sua participação no profissionalismo entre os anos de 1978 a 1987 atuando nas divisões menores do campeonato Paulista.
O seu estádio foi construído dentro da Usina e é um caso a parte. Seu nome é Estádio Dr. Sérgio Luis Coutinho Nogueira, e tem capacidade para cerca de 500 pessoas. O nome do estádio homenageia a família Nogueira, que controla o conselho de Administração da Usina.
Visitei o estádio a convite do amigo Andreense Mauricio Noznica, publicitário e apaixonado pelo futebol do Interior, dono do site As Mil Camisas onde consta histórias do nosso futebol.
Lamentavelmente o time se retirou do profissionalismo e a cidade de Cosmópolis não possui representantes no profissionalismo.
Fica a beleza do cenário da cidade e do Estádio.
Participações em estaduais
Terceira Divisão (atual A-3) = (oito)
- 1980 - 1981 - 1982 - 1983 - 1984 - 1985 - 1986 - 1987
Quarta Divisão (atual Série B) = 2 (duas)
- 1978 - 1979
Marcelo Alves Bellotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário