Porém na Espanha é diferente. O sentimento é maior. Estamos falando de um time que representa a coroa espanhola (Real Madrid). Dizem que os times fiéis a coroa Espanhola, permanecem com uma coroa acima de seu distintivo e no seu nome, como Real Bétis, Real Mallorca, etc.
O outro time representa o orgulho do povo Catalão. Povo que na ditadura de Franco foi oprimido e massacrado, não podia se manifestar livremente e que tinha no time de futebol a sua grande forma de expressão de amor a Catalunha. O grito de BARCELONA no estádio era mais do que a torcida por um time de futebol. Era o grito de um povo que queria a liberdade de uma ditadura imunda. Gritar Barcelona era como gritar Liberdade, contra a ditadura de Madrid.
Isso transformou o jogo em muito mais do que uma simples partida de futebol. Os tempos mudaram, mas fica a mística do encontro, que é diferente dos demais clássicos. São ao todo 109 anos de história de heróis e vilões. É o jogo dos jogos. Madrid representando a coroa espanhola e Barcelona (é Més que un Club)
Marcelo Alves Bellotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário