Na região Norte e na região Centro Oeste (exceto Goiás) do País está sendo disputada a Copa Verde. Participam desse torneio 16 equipes representando seus estados, sendo a quantidade de representantes definido pelo Ranking da CBF. Essa distribuição prevê para essa edição três vagas para o estado do Pará, duas para os estados do Amazonas, do Mato Grosso e o Distrito Federal e uma para os demais estados participantes. O campeonato dá uma vaga para a Copa Sulamericana e conta com a transmissão da TV Esporte Imperativo.
O torneio é disputado por equipes de acordo com a sua participação no Campeonato Estadual. Então temos.
Acre - Rio Branco - Campeão Estadual
Amapá - Santos - Campeão Estadual
Amazonas - Nacional - Campeão Estadual e Princesa do Solimões - Vice Campeão Estadual
Distrito Federal - Luziânia - Campeão Metropolitano e Brasilia - Vice Campeão Metropolitano
Espírito Santo - Estrela do Norte - Campeão Estadual
Mato Grosso - Cuiabá Campeão Estadual e Luverdense - Vice Campeão Estadual
Mato Grosso do Sul - Cene - Campeão Estadual
Pará - Remo - Campeão Estadual, Paysandu - Vice Campeão Estadual e Independente - 3º colocado
Rondônia - Vilhena - Campeão Estadual
Roraima - São Raimundo - Campeão Estadual
Tocantins - Tocantinópolis - Campeão Estadual
Foto: Fernando Torres |
Os 16 times se dividem em oito confrontos, de onde sairão os oito times que disputarão as quartas de final. Ontem tivemos os jogos de volta da primeira fase. O Paysandu se classificou para a próxima fase, eliminando o Santos-AP com uma vitória ontem pelo placar de dois a zero no Estádio do Curuzu, em Belém. O jogo foi acompanhado por mais de seis mil pessoas.
No outro jogo do dia, o Princesa do Solimões chegou a classificação em um jogo disputado no estádio Ismael Benigno, na Colina. O jogo foi acompanhado por 786 pessoas que vibraram com a vitória do Princesa do Solimões. Raphael Maddy, diretor de futebol do Princesa do Solimões declarou aos amigos da Radio Já Panamazônica: "Apesar da vitoria não gostei da apresentação do clube. Jogamos melhor fora de casa, a equipe não rendeu o esperado. Vamos ter que trabalhar mais. O importante é a vitoria. Temos que trabalhar para ajustar e entrosar melhor"
Hoje teremos o complemento da rodada e a definição das oitavas de final. Paysandu pega na próxima fase o vencedor entre Nacional e Vilhena, enquanto o Princesa do Solimões aguarda o vencedor de Remo e Rio Branco. Remo e Nacional levam vantagem por terem vencido o primeiro confronto.
O futebol dá mostras de que não é preciso inventar a roda e que podemos acomodar Estaduais com Regionais, com formato de torneios sem prejudicar o Campeonato Brasileiro. Basta um pouco de vontade. O Nordeste também já faz um campeonato regional, além dos Estaduais. O modelo poderá "salvar" o calendário, se os times pensarem no futebol enquanto negócio e conduzirem o assunto pensando no futebol e não somente em acordos com TVs e benefício de alguns.
Marcelo Alves Bellotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário