Playlist

sábado, 30 de maio de 2015

Destaques da Segundona nesse Sábado

A Segunda divisão do Paulistão 2015 abriu nesse sábado a sétima rodada. Confira os placares e os destaques.

No grupo 1 o Grêmio Prudente assumiu a liderança  ao bater o VOCEM em Assis pelo placar de dois a zero. O VOCEM está fazendo uma campanha excelente e mesmo com a derrota, segue na segunda colocação com dezesseis pontos a oito pontos (isso mesmo!!!) do terceiro lugar.O Grêmio Prudente tem 19 pontos em sete jogos. A rodada segue amanhã com Bandeirante x América, Tanabi x Assisense, José Bonifácio x Noroeste, Osvaldo Cruz x Fernandópolis.

No grupo 2 o destaque vai para o jogo do Futebol Ltda, com o Desportivo Brasil de Porto Feliz empatou com o Desportivo Brasil de Ribeirão Preto pelo placar de 1 a 1. Nesse momento o Lemense que cumpre uma boa campanha abr o placar contra o São Carlos e vai vencendo por um a zero. Os outros jogos do grupo, Inter de Bebedouro x Elosport, Barcelona x Olímpia e Amparo e Palmerinha serão disputados amanhã.

No grupo 3 apenas o jogo entre Jabaquara x Diadema será disputado amanhã. Os demais jogos foram disputados hoje. No Baetão, ontem a noite, o Cachorrão que faz uma excelente campanha derrotou a equipe do Guarulhos de virada e segue liderando a Segundona. A Lusa Santista se recuperou da derrota contra o Mauaense na última semana e goleou o fraquíssimo ECUS pelo placar de 4 a 0. A Mauaense consolidou a sua recuperação na Segundona. O time do técnico Jobel chegou a terceira vitória consecutiva, bateu o Taboão da Serra pelo placar de dois a zero. Pra fechar, o Manthiqueira de Guaratinguetá derrotou o USAC (União de Suzano) pelo placar de dois a um.

Os destaques dessa segundona realmente são o VOCEM, o Grêmio Prudente, o São Bernardo e a Briosa de Santos, que mostraram um trabalho bastante consistente até aqui. Pelos jogos que acompanhei, o Mauaense tem uma grande chance com os novos reforços de recuperação e classificação.

Confira a segundona nesse espaço!

Marcelo Alves Bellotti

terça-feira, 26 de maio de 2015

Dança dos técnicos

Mais um técnico de futebol demitido no país do futebol. Trata-se agora de Wanderley Luxemburgo no Flamengo, juntando-se a outros técnicos demitidos por ausência de resultados no meio do trabalho. É estranho como um profissional aceita trabalhar nas condições que oferecem aos técnicos brasileiros.

Fica fácil compreender quando falamos em salários. Certa ocasião em um programa na FOX, o técnico Vagner Mancini quando perguntado se o Botafogo lhe devia algo, disse que tinha assinado um contrato por Nove Milhões de reais e tinha recebido apenas os dois primeiros meses. Consultando as bases do contrato na época de sua assinatura, falava-se de um contrato de nove meses, Então pela conta o treinador ganharia um milhão por mês???

É incrível como se contrata e demite sem qualquer critério. A ignorância do dirigente brasileiro é tão grande que salta os olhos. Recentemente o Vasco contratou um treinador que ficou famoso por privilegiar a construção de uma equipe pela marcação forte e na sua apresentação, o dirigente máximo falava que tinha trazido um técnico que faria com que o Vasco jogasse privilegiando o ataque.

Não sabemos planejar, não temos noção do que são valores empresariais e tratamos tudo como resultado e business, sem saber ao certo o que significam gestão por resultados e bussiness plan. E assim vamos levando... pobre futebol!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Calendário Brasileiro e times em São Paulo

Temos que melhorar o nosso calendário, pois ele afeta desde o time de maior torcida até o time de cidades pequenas, que não consegue movimentar multidões aos estádios. Estamos no quinto mês do ano e é interessante mapearmos dos clubes de São Paulo qual a situação de cada um deles.

Hoje o Estado de São Paulo temos 60 clubes devidamente inscritos na primeira divisão (séries A1, A2 e A3), mais 30 times inscritos na série B. Estamos atualmente na quinta rodada da Segundona, o que garante a atividade desses 30 times, que são divididos em grupos regionalizados, garantindo que as suas viagens sejam curtas e barateando os custos das equipes. Temos então todos os 30 times ativos

Dos times da primeira divisão, temos a seguinte situação:

- Quinze Clubes disputando competições Nacionais, sendo:
  • Cinco clubes na série A, (Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo)
  • Três clubes na série B (Bragantino, Oeste e Mogi Mirim)
  • Três clubes na série C (Guarani, Guaratinguetá e Portuguesa)
  • Três clubes na série D (São Caetano, Red Bull e Botafogo)
  • Um clube na Copa do Brasil (Ituano)
- Dois clubes disputando a final da série A3 (Taubaté e Votuporanguese)

- Dezoito clubes se preparando para a disputa da Copa Paulista (Audax, Barbarense, Catanduvense, Grêmio Barueri, Independente, Juventus, Linense, Mirassol, Nacional, Paulista, Penapolense, Primavera, Rio Branco, Rio Preto, São Bento, São Bernardo, São José e XV de piracicaba

- Vinte e Cinco clubes inativos, que ao final dos estaduais optaram por não disputar nenhuma competição. (Água Santa, Atibaiia, Barretos, Batatais, Capivariano (decidiu não disputar, apesar de estar incluso na tabela da Copa Paulista), Comercial, Cotia, Ferroviária, Flamengo de Guarulhos, Francana, Inter de Limeira, Itapirense, Marilia, Matonense, Monte Azul, Novorizontino, Osasco, Rio Claro, Santacruzense, Santo André, São José dos Campos, Sertãozinho, Atlético Sorocaba, Tupã e Velo Clube.

No total, 28% dos times da capital estão sem atividade, sendo que os que disputaram a série A1 jogaram 15 jogos (exceto o Capivariano que disputou a Copa do Brasil - 19 jogos). Os que disputaram a série A2 disputaram 19  jogos (exceto o Santo André, que disputou 21 jogos) e os que disputam a primeira fase da A3 disputaram 19 jogos e os times que disputaram a segunda fase da A3 jogaram 25 jogos.

Em contrapartida, temos o Corinthians que jogou até agora 30 jogos e o São Paulo com 28 jogos. São no total 1 jogo a cada 4 dias. Santos tem 27 jogos na temporada e o Palmeiras tem 25. Ponte Preta tem 23 jogos.

Esse é o nosso calendário. O Futebol, acima de ser negócio, precisar de recursos para ser viabilizado, tem essa realidade que precisa ser encarada. Vinte e cinco clubes inativos que se mataram e estouraram seu orçamento em nome de uma paixão, jogando como loucos a cada quatro dias e em quatro meses já não tem mais objetivos. 

Por outro lado, temos quatro times que precisam jogar a cada 4 dias para poder pagar salários e estourar orçamentos e fazer loucuras em nome de jogadores medíocres e técnicos que mais parecem ter o rei na barriga e que não chegam a responder em 10% do que ganham.

É preciso passar a limpo o futebol. Perdemos copas e não aprendemos nada. Lamentável.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Felipão solta nota sobre sua saída do Grêmio

O técnico Felipão fez um acordo para definir a sua saída do Grêmio e muitas perguntas ficaram acerca da sua saída do comando técnico. Mais que depressa a assessoria do técnico soltou uma nota explicando essas situações, do ponto de vista do treinador.

Sobre a sua saída: "...num segundo objetivo, para que nós tivéssemos um ano tranquilo e projetos para o ano de 2015, que era a conquista do título Gaúcho, eu não consegui. E fiquei em débito junto ao doutro Fábio... E eu achei que em débito deveria conversar com o presidente atual e colocar o meu cargo à disposição”. 

Sobre a situação do Grêmio, Felipão disse: "O Grêmio de hoje não é o mesmo ambiente do Grêmio de dez anos atrás, ou cinco anos atrás. O Grêmio com problemas de facções. Muita gente dividida em relação à muitas coisas. E aí fica um pouco mais difícil de dirigir. Foi isso o que aconteceu".

Sobre o seu desempenho, declarou: "As contratações foram feitas com a minha concordância. E eu era o técnico. Então, se os erros aconteceram, aconteceram porque eu entendia que esses jogadores contratados podiam render. Se não renderam, o errado fui eu".

Confira a nota de Felipão

A novidade é o reconhecimento da responsabilidade pelo mal desempenho e da má formação da equipe. É hora de Felipão sair de cena (pelo menos no Brasil) para seu próprio bem.

Marcelo Alves Bellotti

terça-feira, 19 de maio de 2015

FPF divulga copa Paulista

Saiu a relação dos participantes da Copa Paulista de 2015. A Federação Paulista divulgou os participantes, a tabela e o modo de disputa. Serão ao todo 20 clubes divididos em quatro grupos de cinco participantes de onde três serão os classificados da primeira fase.

Os  grupos serão os seguintes:

Grupo 01Linense
Penapolense
Catanduvense
Mirassol
Rio Preto

Grupo 02Capivariano
XV de Piracicaba
Independente
Rio Branco
União Barbarense

Grupo 03Primavera
São Bento
Grêmio Barueri
Ituano
Paulista

Grupo 04Juventus
Osasco Audax
Nacional
São Bernardo
São José EC

As novidades desse ano é a possibilidade de indicação a vaga da série D para 2016 ao campeão. O FPF anda não tem essa confirmação, mas trabalha com a possibilidade de aumento das indicações do Estado de São Paulo para a série D. Nesse caso, segundo o regulamento, o campeão poderá optar entre a indicação para a série D ou a participação na Copa do Brasil. O vice -campeão será indicado a vaga remanescente.

A Copa Paulista começa  no dia 19/07 e tem a previsão de término dia 29 de novembro.

Marcelo Alves Bellotti

terça-feira, 5 de maio de 2015

Saiu a convocação do Brasil...

Dunga acabou de chamar seus convocados para a Copa América. Algumas novidades e alguns nomes consolidados. Firmino está se consolidando como atleta de seleção. Com característica e formação europeia, a seleção ai tomando forma. Vemos hoje nomes como Fabinho, Filipe Luis, Danilo, Douglas Costa entre outros, com formação Européia.

Cada vez mais a CBF reafirma através de seus membros e alguns técnicos brasileiros que nada mudou no mundo, que o que vemos nas grandes seleções mundiais são meras cópias do que já era praticado no futebol, especialmente no Brasil. Só não da para entender qual o motivo deles técnicos não aplicarem esse futebol por aqui. Dunga, sempre que pode, reafirma que hoje no futebol não há nada de novo e que apenas se copiam o que era praticado nas décadas passadas.

Com relação aos adversários, novamente uma soberba preocupante, a de que "todos consideram o Brasil como o jogo da vida"... enfim! Assim vamos levando o nosso futebol, fazendo de conta que a Copa não existiu, de que não há erros, reafirmando que o nosso campeonato é o melhor do mundo, que o talento dos nossos jogadores resolvem... bla, bla, bla... perdemos ótimas chances de nos reciclar e discutir o futebol como modelo de negócio, onde todos saem lucrando

Segue a convocação da seleção:

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Diego Alves (Valencia)
Laterais: Fabinho (Monaco), Marcelo (Real Madrid), Filipe Luis (Chelsea) e Danilo (Porto)
Zagueiros: David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Miranda (Atlético de Madri)
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto)
Meias: Éverton Ribeiro (Al Ahli), Willian (Chelsea), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk) e Philippe Coutinho (Liverpool)
Atacantes: Neymar (Barcelona), Roberto Firmino (Hoffenheim), Diego Tardelli (Shandong Luneng) e Robinho (Santos)

Marcelo Alves Bellotti

domingo, 3 de maio de 2015

Paulista da A2 define seus classificados

Terminou hoje o campeonato Paulista da série A2. Foram 19 rodadas envolvendo 20 times que no período de 90 dias disputaram uma maratona completamente sem sentido de 19 jogos, sendo que dos quatro times classificados, somente o Oeste de Itápolis tem um calendário definido para o restante do ano com o campeonato brasileiro da série B. Os demais seguem aguardando a Copa Paulista no segundo semestre.

Além de não ter a oportunidade de um calendário mais racional, que não exponha seu time a jogar a cada quatro dias, o Paulistão da A2 diferentemente do que é praticado na A1 ou na A3, não tem fases decisivas, apenas o turno em pontos corrido, fazendo com que alguns clubes joguem 10 partidas em casa e outros joguem 9.

Hoje tivemos as definições da Ferroviária de Araraquara como campeã paulista, o Novorizontino como vice-campeão com oito pontos a menos que a Ferrinha, O Oeste de Itápolis em terceiro colocado e o Água Santa de Diadema na quarta colocação.

Destaques para Ferroviária e que após 19 anos retorna a série A1. Estruturada como suma Sociedade Anônima desde 2003 e com uma Arena remodelada que se destaca no interior paulista, o time chega a elite após muito esforço da cidade. Novo Horizonte também festeja o acesso após 19 anos, mas com um novo time, pois o Novorizontino que caiu não é esse que agora disputa os campeonatos. Esse time de nome Grêmio Novorizontino foi fundado em 2001 e só disputou o primeiro campeonato profissional em 2010.

O Oeste retorna a elite, como sempre com muita polêmica. Em um jogo pra lá de emocionante, o time de Itápolis teve um pênalti duvidoso marcado nos acréscimos, levou o empate perto dos 55 minutos e logo após o empate, a ambulância foi embora alegando que precisava atender um munícipe, como se não houvesse ambulância na cidade. Além do fato, o goleiro do time da casa provocou o acréscimo de dez minutos.

Outro que subiu foi o Água Santa. O time de Diadema. Fundado por migrantes em 1981 e apenas no ano de 2011 se profissionalizou. Desde então em 2013 conseguiu o acesso da série B para a A3, em 2014 o acesso para a série A2 e em 2015.

Os rebaixados são Comercial, Matonense, Catanduvense e Guaratinguetá!

Marcelo Alves Bellotti