Playlist

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Segundona chega ao seu final

O Campeonato paulista da segunda divisão teve sua primeira partida da fase final jogada neste último fim de semana. Após a definição de Barretos, Atibaia, Nacional e Primavera de Indaiatuba como os classificados para a série A3 de 2015, Atibaia e Nacional da capital farão o duelo para ver quem levanta o título da Segundona em 2014.

O Atibaia conseguiu a sua classificação em um confronto contra o Taboão da Serra. O Falcão, como é conhecido o time de Atibaia do técnico Luiz Muller, venceu o confronto contra o Taboão da Serra. Já o Barretos conseguiu a classificação após bater a Portuguesa Santista. O Touro do Vale volta a A3 um ano depois de ser rebaixado. O Nacional da capital conseguiu a vaga jogando contra o Olímpia e o Primavera de Indaiatuba, bateu o Grêmio Prudente pelo placar mínimo. Mesmo ja eliminado, o time de Prudente endureceu as coisas para o Primavera. O jogo teve todos os ingredientes de uma final, atrasou 20 minutos pela ausência de médico e um gol aos 49 minutos do segundo tempo do jogador Aldinho garantiu o acesso do Primavera.

Atibaia e Nacional então são os encarregados de decidir o título da Segundona. O primeiro jogo foi disputado nesse fim de semana e e foi vencido pelo Atibaia pelo placar de 2 a 1. O jogo foi disputado em Bragança Paulista. A segunda partida será disputada no próximo sábado dia 01/11/2014 a partir das 10h45 no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo. 

O Atibaia joga por um empate. Uma vitória simples dará o título ao Nacional. Porém o grande objetivo do ano foi alcançado pelas equipes com o acesso. Parabéns ao Nacional, ao Atibaia, ao Primavera e ao Barretos pelo acesso a série A3 de 2015.

Marcelo Alves Bellotti

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Copa Paulista define datas e jogos do mata-mata

A Federação Paulista de Futebol divulgou hoje as datas e horários dos jogos das quartas de final da Copa Paulista de 2014. Os jogos ocorrerão todos no sábado dia 25/10/2014, devido as eleições que ocorrerão no domingo.

O que não é possível entender foi o critério adotado para a definição dos horários do confronto. Como são confrontos regionais o esperado era que todos os jogos ocorressem na mesma data e horário, para que ao final de 90 minutos todos soubessem os classificados. 

Porém mais uma vez a FPF inova: as 16 horas jogarão em Limeira no Major José Levy Sobrinho a Internacional contra o XV de Piracicaba. As 18 horas no CIC, o São Bento mede forças contra o Botafogo de Ribeirão Preto, em um jogo de muita tradição. As 18:30hs no Estádio Municipal Plínio Marin o Votuporanguense recebe o Santo André e as 19 horas, com transmissão prevista pela Rede Vida, o Rio Branco pega o Independente de Limeira.

No total, temos um time que disputa a série A1 (Botafogo), três times que disputaram a série A2 (São Bento, que conseguiu o acesso para a série A1, Santo André e Rio Branco) e três times que disputaram a A3 (Independente, que conseguiu o acesso, Inter de Limeira e Votuporanguense).

Ao final de dois jogos, os vencedores do confronto entre Rio Branco x Independente enfrentarão os vencedores do confronto entre Botafogo x São Bento. Já o vencedor de Inter x XV de Piracicaba enfrenta o vencedor de CAV x Santo André.

A fase final mostra o confronto entre times tradicionais, acostumados a representar suas cidades no futebol profissional. Além da possibilidade de um derby na final do campeonato, envolvendo as equipes de Limeira irão movimentar as finais. O torneio não chegou a empolgar até aqui, vejamos o que virá a partir desses confrontos, pois a expectativa é a melhor possível.

Marcelo Alves Bellotti

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Segundona pega fogo na última rodada!

A Segunda divisão (quarto nível) do campeonato paulista tem a sua última rodada e consequente definição dos classificados para a série A3 em 2015. Dentre as oito equipes, divididas em dois grupos de quatro participantes.

Desses oito clubes, apenas o Grêmio Prudente está desclassificado matematicamente. Nacional, Olímpia e Primavera disputam o acesso. No grupo 18, a situação é fantástica... todos os quatro participantes tem sete pontos ganhos e chegam a fase final com chances de classificação. 

Confira a reportagem do site da FPF 

Marcelo Alves Bellotti

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dunga repete sua receita na seleção

A seleção brasileira de futebol parece não ter aprendido a lição ao ser goleada nas semi-final pela Alemanha dentro da sua própria casa. Mesmo com o quarto lugar e uma goleada vexatória que entrou para a história do futebol mundial, o Brasil segue ignorando os problemas para organizar seu próprio futebol, matando o principal esporte do país.

No que se convencionou chamar de "datas FIFA", temos as competições nacionais a todo vapor, retirando justamente na fase decisiva, jogadores importantes para os clubes. Algum desavisado pode dizer: Mas no começo do campeonato, os clubes poupam seus jogadores nos campeonatos nacionais para colocá-los em outras competições. Ora, isso é direito do clube, faz parte do seu planejamento, uma vez que tem o atleta sob contrato e paga o seu salário, coisa que não acontece com a CBF.

Enquanto os jogadores parecem somente estar interessados em como fazer para receber salários (que estão fora de qualquer padrão dentro do Brasil), os erros seguem ocorrendo. A seleção nacional decidiu inovar e trouxe de volta o técnico de 2010, o ex-jogador Dunga.

O técnico se mostra bem mais atualizado. Jogou sempre com as linhas compactas, mostra que tem um plano de jogo (meio retrancado, é verdade) mas tem dado resultado. Em quatro jogos, conseguiu quatro vitórias. O grande erro está fora de campo. A começar pela contratação de um ex-agente de jogadores para coordenar os trabalhos do técnico. 

Gilmar Rinaldi em suas declarações mostra que nada mudou. Chama os jogadores pelo orgulho de defender o seu país, que eles tem que jogar independente do que ocorre em seus clubes. Por esse motivo, afastaram a possibilidade da convocação de Hulk, que pediu dispensa de um jogo alegando contusão.

Mas o que mais chama a atenção novamente é a total falta de preparo do técnico da seleção. Com a mesma mania de perseguição que sempre o acompanhou desde 1990, Dunga sempre que pode mostra orgulhoso o seu desempenho afrente da seleção.

Porém falha, e muito, quando se trata de equilíbrio emocional. Em seu primeiro teste contra a Argentina, fez gestos no mínimo estranhos ao preparador Argentino. Dunga se defendeu dizendo que estava com o nariz trancado por conta da poluição, mas a imagem não deixa dúvidas quanto a sua intenção.


Sua falta total de preparo e decoro salta os olhos. Sempre que possível temos a mesma demonstração. O fato não tem sido comentado por seu empregador, a CBF mas tem repercutido mal em todo o mundo. O gesto pode ser interpretado como de cunho racista. 

E assim seguiremos, demonstrando os valores que realmente importam a CBF em cada jogo do Brasil. E que não aprendemos nada com a Alemanha. Lamentável!

Marcelo Alves Bellotti

sábado, 4 de outubro de 2014

Segundona Paulista chega a sua fase final

O Campeonato Paulista da Segunda divisão chega a sua fase final. Oito times estão brigando para ver quem disputará a série A3 no ano de 2015 e somente quatro conseguirão. Hoje teremos mais uma rodada decisiva para a classificação.

No grupo 18 temos uma briga intensa envolvendo Barretos e Atibaia com quatro pontos ganhos e Taboão da Serra e Portuguesa Santista com apenas um ponto ganho. Hoje jogam Atibaia x Barretos em Atibaia e Taboão da Serra x Portuguesa Santista no Estádio José Ferez em Taboão da Serra.

No grupo 19 o Nacional da capital está na liderança com quatro pontos ganhos. Grêmio Prudente e Primavera de Indaiatuba estão com dois pontos ganhos e Olímpia com somente um ponto. O grupo também está aberto, com todas as equipes com chances de classificação.

Hoje teremos o encontro entre Primavera x Olímpia no Estádio Ítalo Mario Limongi em Indaiatuba. Já no Estádio Paulo Constantino (que no período de 2002 até 2013 chamou-se Eduardo José Farah).

Após essa rodada decisiva, poderemos ter uma ideia melhor da relação de forças desse campeonato.

Marcelo Alves Bellotti