Playlist

sábado, 29 de setembro de 2012

Destaques da Rodada

Começo a partir desse final de semana, o "destaques da rodada"... uma resenha do fim de semana esportivo para quem gosta do futebol, em todos os níveis

São Paulo - Destaques para a decisão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista que marca a sua rodada decisiva para amanhã a partir das 10h00. Das quatro vagas do acesso, duas já estão definidas. CAV e São Vicente já tem vaga garantida na A3 em 2013. Joseense x Grêmio Barueri disputam o acesso em São Jose dos Campos enquanto no outro grupo acontece o clássico CAV x Fernandópolis e Novorizontino x Olímpia. Fefecê e Novorizontino brigam pelo acesso.

Campeonato Brasileiro - A série D do Campeonato Brasileiro marca nesse fim de semana a abertura da semifinal. Com os quatro times definidos para o acesso, o Baraúnas de Sorato e Paulinho Mossoró, o Sampaio Corrêa do grande Celio Codó, o Mogi Mirim e o Crac, de Catalão - Goias chegam a série C e iniciam nesse final de semana a luta pelo título da série D.

Internacional - No futebol alemão destaque absoluto para o Bayern que com a vitória de hoje pela manhã por dois a zero contra o Werder Bremen chegou a sexta rodada com 100% de aproveitamento. Nas ligas espanhola e italiana o destaque é negativo. Real Madrid tem um início de campeonato decepcionante mas tem a confiança de sua torcida para uma melhora, situação diferente do Milan, que com apenas uma vitória e sem elenco vê um ano difícil para os Rossoneri.

Marcelo Alves Bellotti

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

São Carlos Clube

Hoje apresentamos o São Carlos Clube, um clube que se notabilizou pela sua equipe de basquete na década de 60 e que representou a cidade se São Carlos no profissionalismo nos anos de 1965 a 1970.

São Carlos é uma grande cidade do interior paulista. Com 221.936 habitantes, segundo o censo de 2010 a cidade tem dois campi da Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de São Carlos e o Instituto Federal de São Paulo, além de duas outras grandes universidades particulares. Isso fez com que a cidade fosse conhecida como "Capital da Tecnologia". São Carlos foi fundada em 4 de novembro de 1857, dia de São Carlos Borromeu, padroeiro da cidade, sendo que em 1908 teve o seu nome reduzido de São Carlos do Pinhal para São Carlos, nome que permanece até hoje.

O time do São Carlos Clube, conhecido como Majestoso ou Águia Paulista foi fundado em 9 de janeiro de 1944 e ficou conhecido como o clube da elite Sãocarlense.

Mesmo tendo representado o futebol de São Carlos no profissionalismo durante pouco tempo, o time contou com figuras ilustres, como o treinador Zezé Procópio, que disputou a Copa do Mundo de 1938 pela seleção Brasileira, o técnico Manga, ex-goleiro do Santos da década de 60 e jogadores como o zagueiro Anisio (que depois disso ajudou na formação do Santo André FC) e Lance, que jogou no Corinthians na década de 70. Inclusive, Lance tem uma marca na Águia: no campeonato de 1969, o time marcou 14 gols no campeonato Paulista, sendo que 13 gols foram marcados pelo atacante.

O time foi campeão do Campeonato Paulista da série A3 em 1966. Mandava os jogos no Estádio Paulista de sua propriedade. 


A se destacar alguns jogos inesquecíveis do São Carlos Clube, como a primeira partida do clube no profissionalismo em 16 de maio de 1965, empate em 1 a 1 contra o Nacional da Capital, ou o jogo de 27 de fevereiro de 1966, na inauguração da iluminação do estádio Paulista com uma derrota do time para a Ferroviária pelo placar de 2 a 0. 

Em 7 de agosto de 1966 o São Carlos Clube fez um amistoso memorável contra o Palmeiras, que marcou o recorde de público do estádio Paulista e um empate de 4 a 4. 

Outro jogo inesquecível foi o amistoso contra a Seleção Olímpica do Brasil em 10 de março de 1968, que marcou um empate por três gols. Os times formaram da seguinte maneira:

Seleção Olímpica do Brasil: Raul Marcel (Palmeiras); Tuta (Ponte Preta), Almeida (Corinthians) (Cláudio Deodato (São Paulo)), Major (Vasco) e Miguel (Olaria); Tião (Corinthians) e Moreno (Palmeiras); Manoel Maria (Santos), Lauro (Palmeiras) (Plínio (Corinthians)), China II (Palmeiras) e Toninho (São Paulo) (Luis Henrique (Fluminense)) - Técnico: Antoninho.

São Carlos Clube: Macalé; Nelson, Zequinha, Pádua e Nenê; Dirceu (Chiquinho) e Adair; Rui, Édson, Itamar (Itajubá) e Nê.

Gols: China II (2) e Tuta para a Seleção, e Édson, Rui e Itajubá para o São Carlos Clube.

Hoje o futebol de São Carlos é representado pelo São Carlos Futebol Ltda que manda seus jogos no estádio Luís Augusto de Oliveira.

Marcelo Alves Bellotti

sábado, 1 de setembro de 2012

Paralimpíadas

Isso mesmo... Paralimpíadas. Tem que contrariar o corretor ortográfico que teima em querer escrever Paraolimpíada.

A polêmica agora é o nome do evento, pois pelo que pude apurar, o Comitê Olímpico Internacional detém os direitos do nome "Olimpíada" e sugeriu que o nome fosse alterado nos países de língua portuguesa.

A medida já havia sido adotada por todos os outros países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, onde já se usava o termo Paralimpíadas. A escolha da palavra veio do Inglês "Paralympic".

Alheios a isso, os atletas brasileiros seguem em sua saga solitária e conquistando medalhas. Antes do final do terceiro dia de competição, o Brasil já conta com sete medalhas, sendo 3 de Ouro, 2 de prata e 2 de bronze.

Destaque absoluto a André Brasil, com 2 medalhas de ouro na natação masculina, sendo que uma com quebra de recorde mundial. Outro recorde mundial foi obtido com a medalha de ouro de Daniel Dias, também na natação.

As outras medalhas foram do judô feminino, com prata para Lucia Teixeira e dois bronzes para Michele Ferreira e Daniele Bernardes.

Essa conquista deve ser atribuída ao talento dos atletas. Não há nesse país educação suficiente para apoio a qualquer esporte que não seja o futebol. Que ninguém se aproveite do resultado para falar de planejamento, por favor! São verdadeiros heróis, que não deixam frutos por pura falta de competência de quem deveria planejar.

Marcelo Alves Bellotti