Playlist

sábado, 30 de julho de 2011

Fair Play - Uma questão de Educação

Fair Play. O termo tem sido muito discutido ultimamente principalmente no que diz respeito a atitude do atleta Kleber do Palmeiras em um jogo contra o Flamengo, no Pacaembu. Alguns são contra, outros a favor. Interessante foi observar como a discussão foi levada a imprensa sem o conhecimento pleno do que seja Fair Play.

O conceito esportivo de Fair Play é de respeito ao adversário, que o esporte só pode existir por que existe um adversário. O que deve prevalecer então é o conceito de ética profissional, de comportamento esperado do esporte.

O lance que foi discutido é a antítese do conceito. Kleber não mostrou competitividade ou vontade, raça ou qualquer outro sentimento louvável no futebol. Ao contrário, mostrou que não tem educação suficiente para entender que, após a interrupção provocada pelo árbitro, o comportamento esperado, portanto ético, é da devolução da posse da bola para a equipe que estava com ela no momento da paralisação.

Hoje em dia, todas as atitudes dos atletas em campo são friamente calculadas e pensadas para peoveito próprio. Entrevistas, comportamento após um gol ou após um lance perdido, insatisfação quando é substituído, enfim... nada é por acaso.

Mas nesse caso específico, o Fair Play que é praticado em todos os esportes e pressupõe o respeito ao adversário e a ética profissional foge completamente a preparação de atletas, dirigentes e cronistas. É uma questão de educação. Acima de qualquer cultura, é uma questão de respeito.

Essa é a minha opinião.

Marcelo Alves Bellotti

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Abertura da Copa Paulista: Show de Bola!!!

Sabado a noite aconteceu a abertura da Copa Paulista, em meio a disputa do Campeonato Brasileiro e um jogo entre Uruguai e Argentina na Copa América.

Assim começamos a Copa Paulista, no confronto entre Linense e Inter de Bebedouro.

O jogo em Lins foi cercado de lances bonitos, logo no início do jogo a Linense marcou dois gols e tomou o congtrole do jogo. No início do segundo tempo, a Linense chegou ao terceiro gol e tudo parecia perdido para o time da Inter de Bebedouro.

Mas aos poucos, o time da Inter foi equilibrando o jogo e marcando seus gols. A partir do segundo gol, a situação do jogo ficou dramática.

No final do jogo, a Inter chega ao empate. Festa e felicidade extrema do time de Bebedouro. No retorno ao jogo, a Linense marcou o seu quarto gol e dava pinta que o placar estava definido.

Aos 47 minutos, no último lance do jogo em uma ccobrança de falta magistral, a Inter chegou ao empate.

Mesmo com as atrações no sabado, um jogo inesquecível abriu a Copa Paulista... empate de 4 a 4 entre Linense e Inter de Bebedouro, em Lins.

Confira aqui o melhor da Copa Paulista

Marcelo Alves Bellotti

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mais uma estrela na segundona de Goias

A segunda divisão de Goiás está agitada. Depois da ilustre presença de Tulio Maravilha na Canedense mais uma contratação "de peso" movimenta o futebol Goiano.

O centroavante Finazzi foi anunciado como o mais novo reforço do Goiânia para a disputa de campeonato Goiano.

Finazzi acertou um acordo por três meses apenas para a disputa da segundona goiana.

A equipe Goiana está hoje em sexto lugar do campeonato com 13 pontos e apenas 4 pontos do time do Mineiros, líder do campeonato.

Outra novidade do campeonato poderá ser a presença do veterano Iranildo pelo time do Rio Verde.

Um bom campeonato, com atrações e um bom público! E#mpresta a receita para a FPF???

Marcelo Alves Bellotti

sábado, 9 de julho de 2011

Série B: Braga é goleado em Salvador

Bragantino e Vitória jogaram essa noite em Salvador. O resultado final não poderia ser pior para o time de Bragança Paulista.

Uma sonora goleada de 4 a 1 deixou o time de Marcelo Veiga na zona de rebaixamento, enquanto o Vitória figura hoje no G4. A se destacar a expulsão infantil de Otacilio Neto, que fazia a sua estréia no time de Bragança.

A rodada da séire B do Brasileirão teve como destaque a vitória da Portuguesa sobre o Salgueiro pelo placar de 1 a 0, gol de Edno. O resultado levou provisoriamente o time do Canindé a liderança do torneio.

Demais resultados:
Duque de Caxias 2x3 Grêmio Barueri
Criciúma 2x0 Goiás
Portuguesa 1x0 Salgueiro
Vila Nova 2x0 São Caetano

A rodada prossegue amanhã com as partidas Sport x Ponte Preta, Americana x Boa Esporte, Asa x Paraná, Icasa x Nautico e Guarani x ABC.

Marcelo Alves Bellotti